Ansiedade: Saiba seu impacto destrutivo na sua saúde bucal
02 de março de 2020 A ansiedade, além de um distúrbio, se tornou um acentuado problema de saúde em todo o mundo. Um estudo publicado pela UNESP em 2019, indica que sua prevalência já é observada em aproximadamente 43% dos adultos acima dos 18 anos, isso, os que foram mensurados, tendo em vista que a ansiedade é um problema muito maior. De acordo com o estudo, a população mais atingida são pré-vestibulandos (56,4%), adolescentes (33,2%), jovens (43,3%) e idosos (55,1%), sendo de maior prevalência no sexo feminino.
Entendendo que a ansiedade é um problema grave e crescente, é importante falarmos sobre o seu impacto na saúde bucal, as disfunções que ela causa, diagnóstico e tratamento.
Bruxismo
O Bruxismo é uma disfunção que tem como principal causa, a ansiedade e outros distúrbios psicológicos. Se caracteriza pelo apertamento dos dentes, que causa um desgaste exacerbado de sua estrutura, prejudicando também a estrutura óssea de sustentação dos dentes.

Foto ilustrativa de um caso de Bruxismo
Disfunções temporomandibulares
A articulação temporomandibular é responsável pela abertura e fechamento da boca. Sua atuação é fundamental durante a mastigação. Quando temos um problema como a ansiedade, tendemos a contrair a musculatura da mastigação, sobrecarregando essa articulação, que pode ter como consequência quadros de dor, ruídos e abertura limitada da boca, o que prejudica drasticamente a qualidade de vida.
Ilustração de Disfunção temporomandibular
Dor nos músculos da mastigação
A musculatura da mastigação é atingida diretamente nesse caso. Nossos músculos da mastigação se contraem quando fechamos a boca, e se mantêm relaxados ao decorrer do nosso dia. No quadro da ansiedade, essa musculatura trabalha muito mais do que o normal, causando o apertamento dos dentes e a dor muscular como consequência.

Foto ilustrativa de dor muscular
Como posso me manter livre de tudo isso?
O tratamento é feito através do controle da causa da disfunção. A ansiedade deve ser tratada por profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras. Na parte Odontológica, o problema deve ser avaliado pelo dentista, que traçará um plano de tratamento focado em resolver qualquer que seja a consequência na saúde bucal. O papel do dentista é de extrema importância no diagnóstico e tratamento dessa disfunção, pois muitas vezes é ele que detecta o problema, pelas suas manifestações bucais.
Agora você entendeu como manter a si e a sua família seguros desses problemas. Nossa equipe fica muito feliz em ajudar! Para marcar uma consulta e manter sua saúde em dia, contate-nos através do nosso Whatsapp.