DTM: você apresenta algum desses sintomas?
17 de outubro de 2019 A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação responsável pelo movimento da nossa mandíbula, pela mastigação, fonação, expressões faciais e várias outras funções. Como ela desempenha funções fundamentais no dia a dia, disfunções nessa articulação podem comprometer muito a qualidade de vida. Hoje você vai saber mais sobre DTM (disfunção temporomandibular), sua causa e tratamento.
Como saber se estou com DTM?
Existem vários sintomas relacionados à DTM. Muitas vezes é difícil diagnosticar o problema sem a ajuda de um cirurgião-dentista. Porém, os sintomas mais comuns da DTM são:
Dor de cabeça, nos ouvidos e pressão atrás dos olhos
Estalidos ao abrir e fechar a boca
Dor nos músculos da mastigação
Dificuldade na mastigação ou para morder
Dificuldade na abertura ou fechamento da boca
Mandíbula travada ou caída

DTM
O que causa a DTM?
A maior parte das vezes, a DTM surge de um problema nos músculos da mastigação ou de algum problema funcional da articulação. Caso sua mandíbula esteja apresentando os sintomas já mencionados, uma consulta ao dentista é fundamental.
O diagnóstico
O cirurgião-dentista irá solicitar exames de imagem para diagnosticar a origem da disfunção. Além de perguntar sobre seus hábitos diários, uma avaliação dos seus músculos faciais é necessária. Muitas vezes ela pode ser consequência de um quadro de bruxismo. Para cada caso, existe um diagnóstico e um plano de tratamento específico.
O que é Bruxismo?
O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes, e acontece principalmente quando o paciente está dormindo. Assim fazendo com que ele acorde com os músculos da face cansados e dor nas articulações da face. Se você percebe que acorda cansado, e muitas vezes com dor de cabeça, como se não tivesse dormido bem, é importante pedir para algum familiar notar se você está rangendo os dentes ao dormir.
Quando a pessoa faz o bruxismo noturno fica muito nítido pelo som dos dentes se batendo uns com os outros, como se a pessoa estivesse mordendo pedras.
O tratamento do bruxismo dependo do grau de severidade em que ele se encontra, casos iniciais podem ser resolvidos com um ajuste oclusal minimamente invasivo, casos mais severos exigem um acompanhamento mais detalhado, sendo indicado o uso de placas miorrelaxantes, aplicação de toxina botulínica e em casos muito severos até mesmo cirurgia das ATMs é recomendada. Por isso a importância de se diagnosticar e iniciar o tratamento o mais breve possível.

Bruxismo
Quanto ao tratamento
Não existe um único caminho para o tratamento da DTM. Seu dentista poderá recorrer aos seguintes métodos:
Tratamento do bruxismo, caso esse seja o problema.
Técnicas de relaxamento muscular para aliviar o estresse.
Medicamentos antiinflamatórios para reduzir o desconforto.
Outras técnicas são abordadas de acordo com a necessidade do paciente, que deve ser avaliada em consulta clínica.
Um bom diagnóstico é indispensável
Como a DTM é uma condição que abrange vários fatores, o diagnóstico preciso é necessário. A melhor forma de realiza-lo é através de um profissional de confiança, que irá traçar o melhor plano de tratamento para resolver a disfunção.
Na nossa equipe, contamos com profissionais altamente capacitados e comprometidos com o desenvolvimento de uma Odontologia de excelência. Contate-nos através do nosso Whatsapp. Sua saúde é o seu bem mais precioso.