Como funciona e quais são os procedimentos de estética na odontologia
27 de março de 2019 A busca de um sorriso mais bonito e harmônico tem levado muitas pessoas a recorrerem à odontologia estética, um conjunto de tratamentos com a finalidade de cuidar da aparência bucal, do rosto e do encaixe correto do maxilar.
É muito comum as pessoas atrelarem a odontologia estética apenas a clareamentos dentais, ou lentes de contato dentais. Porém, são diversos os procedimentos de estética desenvolvidos na odontologia, e no post de hoje separamos alguns deles para você. Confira!
Lentes de contato dentais
Também chamadas de facetas de porcelana, as lentes de contato dentais funcionam como uma capa para os dentes, cobrindo sua parte visível. Com elas é possível corrigir as imperfeições dos dentes como formato, altura, alinhamento e espaçamento entre os outros dentes. As lentes são produzidas de forma personalizada para que possam se encaixam perfeitamente em cada paciente. O resultado é um sorriso natural, belo e saudável.
Clareamento
Esse procedimento pode ser realizado de duas maneiras: a laser ou com moldeira. O clareamento a laser é realizado exclusivamente em consultório, e traz resultados mais rápidos. Sendo de uma a três sessões, dependendo de cada pessoa. Já o clareamento com moldeira, conhecido como tratamento caseiro, inicia no consultório para a confecção da moldeira, e em seguida, o paciente faz as aplicações de um gel clareador em casa, durante um período pré estabelecido pelo dentista. O tempo de aplicação varia para cada paciente, sendo no mínimo de duas semanas, com aplicações diárias. Em ambos os métodos, o paciente terá como resultado dentes saudáveis e mais brancos.
Bichectomia
A bichectomia é indicada para pessoas que buscam afinar o rosto e reduzir o tamanho das bochechas, proporcionando um rosto mais fino e com contorno destacado. O procedimento consiste na retirada das bolas de Bichat, um compartimento de gordura que fica na região das bochechas.
Fios de sustentação
Os fios de sustentação são inseridos na gordura subcutânea, que fica embaixo da pele. E, tem como objetivo posicionar os tecidos faciais para harmonizar e redesenhar os traços da face, dando uma aparência mais jovem à pele.
Lipólise de papada
A lipólise de papada é indicada para pacientes que buscam reduzir o acúmulo de gordura sob o queixo. O procedimento consiste na aplicação de ácido deoxicólico que desmancha as cadeias de gordura do local diminuindo a papada, dando elasticidade cutânea e melhorando o contorno facial. Em média, são necessárias quatro sessões mas os resultados iniciais já podem ser vistos na primeira aplicação.
Aplicação de Toxina Botulínica
Conhecida também como botox, a toxina pode ser indicada para diversos procedimentos da odontologia estética. O mais popular deles é a aplicação para diminuir rugas e linhas de expressão. Porém, a toxina pode ser usada para corrigir a exposição gengival, ou seja, quando o paciente tem a gengiva muito aparente ao sorrir. A toxina é aplicada no músculo que levanta o lábio superior impedindo-o que suba demais. Assim como a correção do sorriso gengival, a aplicação do botox também pode ser utilizada para corrigir a assimetria labial, ou seja deixar os lábios iguais em ambos os lados do rosto.
Preenchimentos com ácido hialurônico
O preenchimento facial é utilizado para preencher sulcos da pele ou dar volume aos lábios, queixo e região dos olhos. O ácido hialurônico também é produzido no corpo humano, mas a produção reduz com a idade. Após aplicada, a substância é reabsorvida pelo organismo aos poucos, e a duração do efeito do ácido dura em média um ano.
Implantes
Os implantes também fazem parte da odontologia estética pois dá suporte para a colocação de um dente substituto, devolvendo ao paciente um sorriso completo. O implante dentário é uma estrutura de titânio que é ancorada, cirurgicamente, no osso abaixo da gengiva a fim de substituir as raízes dentárias. Em seguida, o dentista monta os dentes, que serão fixados na estrutura.
Aparelhos dentários
Os aparelhos dentários normalmente são o primeiro procedimento da odontologia estética utilizado pela maioria das pessoas. Eles promovem o alinhamento dos dentes e ossos da face melhorando a função mastigatória e dando harmonia ao sorriso.
Restaurações
As restaurações servem para reconstruir uma parte do dente que foi afetada por cáries. O procedimento consiste na retirada da parte deteriorada, limpeza do local e preenchimento da cavidade, prevenindo ainda deteriorações futuras. As restaurações podem ser feitas com ouro, porcelana, resina composta e amálgama.
Inlays e onlays
Os inlays e onlays são tipos de restaurações indiretas da odontologia. São usadas em casos que os dentes estão muito danificados. Por isso, o procedimento é realizado em duas sessões. Na primeira, a cavidade é limpa e, em seguida, o dentista prepara uma moldura de silicone para copiar a estrutura do dente. Esse molde de silicone é utilizado para a elaboração de modelo do dente em gesso, para o dentista confeccionar a parte faltante do dente. Na segunda consulta, a estrutura confeccionada pelo dentista é cimentada no dente.
Todos esses procedimentos visam fazem parte da odontologia estética e promovem a harmonização do rosto. Para te ajudar a escolher o procedimento estético ideal para a sua necessidade, criamos a avaliação abaixo! Preencha as lacunas e veja o resultado: