Respiração bucal: entenda o distúrbio que o seu filho pode ter!
12 de maio de 2022 Você sabe dizer se seu filho é um respirador bucal? Um dos problemas enfrentados pelos nossos pequenos pacientes é a respiração bucal. Esse quadro prejudica a vida em várias áreas, inclusive no desenvolvimento da face.
Como identifico se meu filho é um respirador bucal?
Ao olhar para o seu filho, você pode identificar determinados sintomas nele que são característicos desse quadro.
Alguns dos sintomas são:
Aspecto cansado, olhos caídos e com olheiras, narinas finas, boca entreaberta e lábios secos. São também indicativos: Ronco, dificuldade de respirar, baba durante o sono, dificuldade em se alimentar e praticar esportes.
Várias crianças têm esse problema, mas muitas vezes o problema não é reconhecido e é ignorado.
Por que esse distúrbio se acomete?
O aspecto cansado da criança vem da dificuldade na respiração. Sempre que as vias aéreas estão obstruídas, a criança se força a respirar pela boca. Assim, uma quantidade insatisfatória de ar chega aos pulmões e não oferece uma boa oxigenação para a criança, tornando-a cansada.
Caso não seja tratado,
Um dos problemas desse quadro é o desenvolvimento das arcadas dentárias, o que pode ocasionar uma apineia obstrutiva do sono. Essa apneia pode comprometer a qualidade da respiração da criança, atrapalhando seu desempenho em todos os âmbitos da sua vida.
Qual o tratamento para o quadro?
O tratamento é multidisciplinar, ou seja, requer atenção do médico otorrino, fonoaudiólogo e dentista. Uma vez que o problema é identificado, ele deve ser corrigido com aparelhos ortodônticos e um tratamento adequado com um ortodontista qualificado.
Quer saber mais sobre o seu caso? Nossa equipe ficará muito feliz em lhe ajudar a conquistar o sorriso dos sonhos! Entre já em contato conosco pelo nosso Whatsapp!