Você conhece a endodontia?
29 de janeiro de 2019 Também conhecida como tratamento de canal, a endodontia é fundamental para o sucesso dos tratamentos de reabilitação oral. Isso porque esse tratamento traz inúmeros benefícios ao paciente, sendo sua importância muito maior que o popularmente conhecido.
Pensando nisso, separamos alguns itens que irão te ajudar a entender um pouco mais sobre esse importante ramo da odontologia.
O que é endodontia e o que faz o endodontista
A endodontia visa a preservação do dente através do diagnóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e tecidos radiculares. Assim, o endodontista realiza o tratamento referente aos canais radiculares que apresentem alterações de função e/ou gerem dor ao paciente. Além disso, este profissional atua na correção de trincas, fraturas e demais traumas que possam vir a comprometer a estrutura interior do dente.
Nesse sentido, a intervenção do profissional de endodontia previne infecções graves e evita a necrose completa dos dentes.
Sintomas
Os sintomas que indicam a necessidade de um tratamento de endodontia são dor espontânea, sensibilidade e incômodo ao escovar e mastigar. Além disso, também é um indicativo a formação de um abcesso (bolha) na gengiva pelo qual extravase uma secreção. Neste último, a infecção causada pela bactéria já estará em grau mais avançado.
Indicações
As indicações mais comuns para o tratamento endodôntico são os casos de cáries profundas e fraturas. Pois, nestes casos, as bactérias abrem um caminho para contaminarem a raiz do dente e conseguem, também, espalhar a infecção pela corrente sanguínea.
Além disso, o tratamento de endodontia também é indicado em casos de sensibilidade intensa, principalmente a alimentos quentes e frios, e traumas com indicação de tratamento com próteses.
Importância da endodontia
Todo mundo sonha em ter um sorriso bonito e alinhado. Contudo, poucos sabem que a beleza dos dentes começa em suas estruturas internas. Por isso, a endodontia trata o interior dentário, melhorando a aparência dos dentes e a saúde bucal do paciente. Além disso, essa especialidade, também, evita a ocorrência e proliferação de infecções graves causadas pelas bactérias bucais.
A endodontia pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por cáries e fraturas. Contudo, no momento do tratamento, o endodontista deve conhecer as técnicas e indicações para o procedimento. Por isso, entre em contato com nossa equipe e fale com um profissional comprometido com a saúde dos seus dentes.