Implante dentário: como é feito e quais os tipos
03 de abril de 2019 Os implantes dentários são estruturas de titânio que substituem a raiz dos dentes. Eles são indicados para pacientes que perderam um ou mais dentes e buscam reconstruir o sorriso. Mas, é importante destacar que os implantes devolvem não só a boa aparência ao sorriso, mas, também, o bom desempenho das funções básicas da arcada, como a mastigação e a fala.
Além disso, quem usa próteses ou dentadura sabe como esse assunto pode ser delicado e, muitas vezes, causar desconforto à autoestima das pessoas. Isso, porém, não faz com que as perdas dentárias sejam incomuns. No Brasil, por exemplo, 11% da população não tem nenhum dente na boca.
Essa falta dentária é causada por diversos motivos, que vão desde tratamentos odontológicos mal conduzidos até fraturas e agenesias. Além do mais, se engana quem pensa que a falta de dentes causa apenas um problema estético. Na verdade, a perda dental pode provocar consequências graves para a saúde bucal do paciente.
Assim, investir em um implante dentário vai muito além da melhora estética. E iremos explicar, neste post, como é feito o procedimento e quais as principais consequências da perda dentária:
Consequências da perda dentária
A perda dos dentes causa não só problemas estéticos, mas também defeitos funcionais que irão afetar a qualidade de vida e saúde bucal do paciente, como:
⦁ Dores na articulação têmporo-mandibular
⦁ Dores na face
⦁ Mudanças na posição dos dentes saudáveis
⦁ Sobrecarga de dentes saudáveis, pois a mastigação é realizada apenas de um lado
⦁ Perda óssea nos maxilares, que contribuirá para um aspecto envelhecido da face
⦁ Flacidez na pele do rosto, pois há a perda óssea
⦁ Retrações gengivais
Como é feito o procedimento
Para resolver esse problema, a melhor indicação são os implantes osseointegráveis que substituem o dente perdido. Essa instalação dos implantes consiste em 3 etapas:
Na primeira, é feita a instalação do implante que vai substituir a raiz dentária e dar suporte ao novo dente. Em seguida, uma coroa em resina reforçada em titânio é instalada sobre o implante. Na maioria dos casos essas duas etapas podem ocorrer em um mesmo momento, possibilitando ao paciente sair da consulta já com o dente instalado e pronto para a mastigação. Já na última etapa do processo, a coroa de resina é substituída por uma coroa de Cerâmica ou Porcelana, que irá transformar todo o conjunto dente-implante em um sistema definitivo.
Tipos de Implantes Dentários
Implante dentário único
O implante único é o mais comum, esse modelo é indicado para quem perdeu ou quer substituir um único dente.
Implante dentário duplo
Esse modelo de implante é utilizado em pacientes que não tenham alguns dentes vizinhos, colocando os implantes lado a lado a fim de substituir os dentes perdidos.
Implante dentário com prótese protocolo
Essa é uma opção para as pessoas que querem fugir do uso da dentadura podendo mastigar e sorrir de forma confiante novamente. O implante com prótese protocolo é pensado para aqueles que perderam todos os dentes de uma arcada. Nesse caso, o procedimento consiste em colocar de 4 a 8 implantes para fixar a prótese do tipo Protocolo sobre Implantes. O resultado é um sorriso novo e visivelmente natural.
Quer saber mais sobre implantes dentários? Acesse nosso artigo “Dúvidas frequentes sobre o implante dentário”. Você também pode entrar em com nossa equipe, clicando aqui, ou se preferir envie uma mensagem para o nosso Whatsapp. Contamos com profissionais especializados para melhor atendê-lo!