Diferenças entre implante dentário e prótese
25 de abril de 2019 A perda dentária afeta não apenas a aparência do sorriso de uma pessoa, como também, a autoestima e autoconfiança. Para resolver essa situação, as soluções odontológicas que podem ser utilizadas são o implante dentário e a prótese. Continue a leitura e conheça os benefícios e as diferenças entre esses procedimentos. Assim, você saberá qual a melhor escolha para o seu caso:
Próteses dentárias
As próteses visam a substituição de dentes perdidos ou danificados, devolvendo ao paciente as funções mastigatórias, estéticas e fonéticas. Aqui na Santini, trabalhamos com as próteses móveis, que justamente por serem removíveis, permitem uma melhor higienização dos dentes naturais e da prótese.
A prótese móvel utiliza como suporte uma estrutura metálica onde são fixados os novos dentes. Assim, o paciente consegue colocar a prótese com facilidade e encaixá-la nos dentes naturais. Veja:

Implantes dentários
O implante dentário é planejado de maneira exclusiva para cada paciente. Ele permite a substituição do dente perdido através da implantação de uma estrutura que dá suporte à nova coroa dentária, feita em cerâmica.
Enquanto a prótese é um suporte, que muitas vezes acaba demonstrando não ser o dente natural do paciente, o implante é efetivamente um substituto do dente. Isso porque, ele substitui todo dente, incluindo a raiz. Assim, fica imperceptível qualquer sinal da implantação.

Quais são as diferenças quanto a higiene bucal no implante dentário e na prótese?
Quanto à prótese móvel, a limpeza deve ser feita separadamente da boca, sendo necessário retirar o aparelho para que a higiene possa ser feita da maneira correta.
Já o implante dentário, tende a receber uma higiene bucal mais tradicional, não fugindo da rotina do paciente.
Implante dentário e prótese: qual possui maior durabilidade?
Se tratando de tempo de duração, os implantes se destacam. Isso porque, se bem cuidados os implantes não tem prazo de validade. Os pacientes que optam pelo implante, só precisarão trocá-lo em caso de alguma quebra. Mas vale lembrar que os implantes são estruturas firmes e não quebram com facilidade, isso ocorre, somente com impactos muito fortes.
Já as próteses móveis podem variar conforme a da qualidade da higiene bucal do paciente e também do tipo de material do qual é feita a prótese. Contudo, a média de duração é de cinco anos.
Comparação
- Prótese Móvel:
- removível
- custo menor
- pode ser perceptível
- validade média de 5 anos
- higienização da prótese fora da boca
- Implante dentário:
- fixa
- custo maior
- imperceptível
- sem validade
- higienização normal
As próteses e os implantes dentários são excelentes alternativas para substituir uma perda dentária, estando à disposição dos pacientes. No entanto, cada caso é um caso e deve ser avaliado junto a um dentista especializado. Por isso, entre em contato com a nossa equipe por meio de nosso WhatsApp e descubra qual o procedimento mais indicado para o seu caso!