Por que o dentista é tão importante na infância?
26 de outubro de 2020 Por que o dentista é tão importante na infância?
Os cuidados com a saúde bucal dos nossos pequenos devem começar já no primeiro ano de vida. Com o foco na prevenção, a odontopediatria é responsável por acompanhar o crescimento dentário e ósseo das crianças e estimular uma boa higiene oral. A Odontopediatria contempla a orientação da criança, dos pais e família, além da prevenção de doenças bucais e disfunções que podem se acometer com o tempo, pela falta de acompanhamento do dentista.
A prevenção pode evitar problemas futuros!
Conscientizar os pais durante toda a infância sobre os cuidados e atenção especial é o mais importante, cuidados esses que devem ser tomados desde a época de amamentação até a troca de dentes. Essa atenção redobrada nessa fase da vida evita que a criança desenvolva problemas mastigatórios, estéticos e fonéticos. Você sabia que antes mesmo dos primeiros dentes nascerem é necessário que os pais iniciem a higiene oral do bebê? A gengiva dos bebês deve ser limpa com gaze ou fralda limpa embebida em água.
A saúde bucal das crianças
Com o passar da idade, e com fatores agravantes, como uma dieta rica em açúcar e uma má escovação, podemos ter sérios problemas, como cáries, infecções pulpares e periodontites, todos esses problemas podem ser evitados com uma boa escovação e fio dental. A escovação deve ser feita em movimentos circulares, passando a escova por toda a superfície dos dentes, inclusive perto da gengiva. Toda a orientação e cuidados são passados para a criança e a família em uma consulta com o dentista, que poderá evitar inúmeros problemas futuros.
Para que se obtenha bons resultados, com uma higiene oral boa e um sorriso bonito é de extrema importância a participação da família, com a supervisão e o bom exemplo de higiene.
O acompanhamento é sempre necessário
O trabalho do dentista inclui passar todas as informações sobre a dentição, hábitos, higiene da criança e também conscientizar sobre a importância de bons hábitos alimentares para a saúde bucal. O acompanhamento odontológico é realizado também com o intuito de observar a troca e posição dos dentes sendo possível intervir de forma preventiva para a correção ortodôntica. . O desenvolvimento futuro e a saúde bucal das crianças dependem dos estágios iniciais da vida.
Podemos evitar inúmeros problemas dentários na criança, por isso, leve seu pequeno ao dentista. Temos a sua disposição toda uma atenção focada em odontopediatria, com dentistas especialistas na área, intensificando a importância do aconselhamento sobre a higiene e a inserção de bons hábitos de saúde bucal para a criança, além da criação de vínculos de confiança entre o pequeno paciente e o dentista. Agende uma consulta!

Dra. Vanessa Wunsch Santini, aperfeiçoamento em Odontopediatria pela ABO – Associação Brasileira de Odontologia, Guarapuava – PR