3 dicas para evitar o mau hálito
22 de novembro de 2019 Várias causas podem levar ao mau hálito, como problemas estomacais, jejum prolongado, dietas inadequadas, infecções nas amígdalas ou vias respiratórias, estresse e principalmente a incorreta higienização bucal. Ainda que se use balas, chicletes ou outros produtos para mascarar o mau hálito, existem atitudes que podem resolver definitivamente esse problema. Hoje você aprenderá as 3 principais ações para que se tenha um hálito agradável.
1 – Escova de dente e fio dental
É até clichê mencionar a escova e o fio dental nessa lista, mas ela jamais deve ser omitida. A forma mais eficiente de se combater o mau hálito é com uma boa higiene bucal. A falta de higiene bucal, aumenta drasticamente o número de bactérias na cavidade bucal, essas bactérias irão fermentar os restos de alimentos e se multiplicar, resultando em um odor muito desagradável. Para que isso nunca aconteça, a escovação deve ser feita sempre após as refeições. Possuímos um guia de escovação que você pode acessar no nosso blog.
O fio dental é tão importante quanto a escova, pois a escova não consegue fazer a limpeza entre os dentes, o que resulta na retenção dos alimentos e a proliferação de bactérias. Lembre-se, enxaguantes bucais auxiliam na higiene bucal, mas de forma alguma substituem escovação e fio dental.
2 – Hábitos alimentares
Alguns tipos de alimentos podem causar mau hálito, enquanto outros ajudam no equilíbrio. Alimentos como curry, cebola e alho são exemplos claros de que deixam um hálito característico. Evite consumir esses alimentos se precisar fazer algo importante após a refeição. Algumas bebidas, como o café, refrigerantes e bebida alcóolica também deixam seu hálito característico. Lembrando que você não precisa se privar desses alimentos, mas a escovação deve ser muito bem feita após sua ingestão.
3 – Com o mau hálito persistente, visite o dentista
Caso sinta que o seu mau-hálito é frequente e não desaparece após a escovação, pode ser que ele tenha uma origem mais grave. Muitas causas de halitose podem vir de outros problemas do organismo. Uma boa limpeza no consultório odontológico é a principal e melhor forma de manter a sua saúde bucal em dia. Um profissional capacitado pode analisar clinicamente quais os pontos que podem estar causando a sua halitose e juntos podemos chegar em uma solução definitiva.
Procuramos sempre orientar nossos pacientes para uma saúde bucal perfeita. Caso deseje tirar dúvidas com a nossa equipe ou agendar um horário, contate-nos através do nosso Whatsapp.