Como a gengivite pode levar a um parto prematuro
12 de dezembro de 2019 Vários dos problemas bucais, como a gengivite, periodontite e cárie aumentam a propensão do parto prematuro. Esses problemas, causados pela má escovação, ocasionam o acúmulo de bactérias na gengiva. Essas bactérias, quando chegam à corrente sanguínea, podem se instalar no útero e na placenta, podendo induzir à contrações que levam à um parto prematuro ou aborto espontâneo.
O que é a gengivite e periodontite
A gengivite é a inflamação na gengiva que se acomete pelo acúmulo de bactérias. Basicamente, a falta da escovação aumenta o número de resíduos alimentares, aumentando também o número de bactérias. Essas bactérias causam a gengivite, que se não tratada, pode evoluir para uma periodontite, que é o estágio mais avançado da doença.
A relação da gengivite, periodontite e outros problemas de saúde
É cada vez mais conhecido que as bactérias da cavidade bucal presentes na gengivite, podem causar diversas disfunções no nosso organismo. Uma de suas consequências é o AVC, que é causado pela proliferação dessas bactérias para a corrente sanguínea. Essas bactérias presentes na gengivite, migram através da corrente sanguínea para o útero, provocando uma reação defesa do organismo.
Essa reação de defesa libera uma substância chamada prostaglandina, uma substância que ajuda a combater ameaças ao organismo, mas que também induz ao parto prematuro.
Saiba mais: Jeffcoat et al. (2007), em um estudo
observacional acompanhou 1313 gestantes entre a 21ª e
24ª semana de gestação até o parto, constatando que
mães com periodontite generalizada, apresentaram
um risco de 4,45 vezes maior de ocorrência de parto
prematuro antes da 37ª semana de gestação.
Como me proteger disso?
Apesar do problema ser complexo, sua solução é muito simples. Através da escovação e do fio dental, podemos manter um excelente controle da saúde bucal. Quando a escovação é feita corretamente e o fio dental é passado, essas bactérias não se acumulam, evitando qualquer tipo de problema mencionado acima.
É ideal para a gestante, a consulta ao dentista antes do nascimento. Sabendo que a saúde bucal tem importância vital, pode-se manter uma gestação segura e tranquila.
Nossa equipe possui profissionais de excelência, para um bom atendimento. Entre em contato conosco através do nosso Whatsapp.