Como posso prevenir doenças bucais?
26 de setembro de 2019 As doenças bucais estão se tornando cada vez mais comuns na população, sejam elas infecciosas ou de outras origens. Observando que muitas pessoas estão sendo acometidas com essas doenças, é muito importante que você saiba como detecta-las. Tanto para a sua proteção quanto para a de sua família. Hoje você saberá mais sobre como pode se manter protegido de vários problemas.
Escovação correta
Já virou clichê falar sobre a escovação, porém, sempre iremos ressaltar a sua importância vital. A escovação correta controla o número de bactérias da boca. Algumas dessas bactérias podem causar doenças graves, atingindo a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes. Além de manter a boca limpa, você estará evitando problemas como a cárie, que pode causar a destruição do dente.
Fio dental
A higiene bucal só pode estar completa com o uso do fio dental. Pois ele ajuda no controle da placa bacteriana em locais onde a escova não alcança, locais que podem acumular bactérias, causando mau hálito, doenças gengivais, cárie e outras complicações graves. O ideal é que o fio dental seja passado “abraçando” todo o contorno do dente, entrando levemente no sulco da gengiva.
Controle de hábitos
Nossos hábitos refletem diretamente na nossa saúde. Muitos estudos indicam que usuários de tabaco e álcool são predispostos a desenvolverem doenças bucais. Esses hábitos em excesso, além de provocarem problemas sérios, como o desenvolvimento do câncer bucal, atrapalham as funções naturais do corpo, como a cicatrização, podem causar lesões nos tecidos bucais e comprometer a beleza do sorriso.
A importância do auto-exame contra as doenças bucais
É muito importante que o paciente realize o auto-exame bucal. Em um local bem iluminado e com o auxílio de um espelho é possível identificar vários tipos de alterações. Observe bem o lado interno das bochechas, a língua, o céu-da-boca e, principalmente, embaixo da língua. As alterações mais frequentes são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, verrugas e inchaço. Lesões como aftas ou herpes, que são as mais recorrentes na população deixam a região afetada muito sensível, porém, muitas lesões não causam dor, o que faz com que o paciente demore para procurar atendimento. Caso você note qualquer um alteração procure um cirurgião-dentista de sua confiança o quanto antes.
Visite regularmente seu dentista para evitar tais doenças bucais
A melhor forma de prevenir esse tipo de problema é com a prevenção. O dentista poderá analisar toda a sua condição de saúde bucal, e orientar qual a melhor medida a ser tomada para uma saúde plena.
Contamos com uma equipe extremamente capacitada para atender a todas as suas necessidades. Se deseja mais informações, entre em contato conosco através do nosso Whatsapp.