Escovação dentária: Como escovar os dentes corretamente
23 de maio de 2019 A escovação dentária, quando bem feita em casa, pode prevenir muitos problemas bucais. Hábitos simples e visitas a um profissional, garantem um sorriso bonito e saudável. Você sabe como fazer sua higiene bucal da melhor forma? Escovar os dentes corretamente é muito importante, continue lendo e saiba mais!
Na infância
Esse cuidado deve começar desde a infância, antes mesmo de nascer o primeiro dente. Os pais devem incentivar a higiene bucal, limpando a gengiva do bebê com uma gaze úmida enquanto não houverem dentes. Quando surgirem os primeiros dentinhos, a escovação deve ser feita com uma escova de silicone massageadora, chamada também de dedeira, como a da foto abaixo.
Além disso, a primeira visita ao dentista também deve acontecer neste momento. Uma avaliação da primeira dentição irá auxiliar os pais em como proceder com a higiene do bebê em casa, e também irá habituar a criança ao ambiente do consultório. Dessa forma, ela cresce sem o famoso medo de dentista!
Posteriormente, deve incentivar a escovação dentária conforme o crescimento da criança. Para isso, pode utilizar de brincadeiras e atividades que sejam divertidas. Assim, a criança associa esse momento a algo legal e natural.
Até os dez anos, o creme dental e escova de dentes devem ser próprios para crianças, pois têm tamanhos e composição adaptados para a idade. A variação no tamanho das escovas dentárias vai mudando conforme a idade deles, com um número maior de cerdas quando a criança vai crescendo. Na imagem abaixo, podemos ver que existem vários tipos de escovas de dentes infantis. E caso você não tenha certeza na hora de escolher, é só pedir auxílio para o dentista do seu filho. Ele irá indicar as melhores opções para sua idade.
Adultos
Após os dentes de leite caírem e a dentição permanente vier, o cuidado deve ser redobrado. Na transição dos dentes, eles ficam bastante sensíveis às cáries, portanto deve-se escovar os dentes com ainda mais capricho, e aumentar as visitas ao dentista.
Escovar os dentes e usar o fio dental regularmente, principalmente após as refeições, é de extrema importância para sua saúde. Dessa forma, a placa bacteriana não se acumula, dificultando a formação de cáries.
Outro cuidado que se deve ter é trocar a escova de dentes uma vez ao mês, ou toda vez que ela parecer “aberta”. Na foto abaixo, podemos ver a comparação de uma escova de dentes boa para uso, e outra que está desgastada.
Quando desgastada, a escova não tem o mesmo efeito que uma com as cerdas alinhadas, não cumprindo seu papel na escovação. Portanto, para uma limpeza satisfatória, a escova deve estar bem conservada.
Outro ponto importante a se observar é o creme dental. Ele deve conter flúor, e a quantidade certa a ser usada é do tamanho de uma ervilha. Dessa forma, não há desperdício de pasta. Essa quantidade é suficiente para a higiene bucal. Caso ache necessário, você pode repetir a dosagem.
Além de uma escovação bem feita, não esqueça de passar o fio dental. Assim, você realiza a sua higienização de forma completa, não deixando espaço para as cáries e doenças bucais!
Quer aprender a melhor forma de fazer sua escovação dentária, e ainda ter um dentinho super herói para auxiliar no incentivo à escovação? Baixe nossa cartilha abaixo e divirta-se! Temos certeza de que você vai gostar.
A equipe da Santini Odontologia está à disposição para te auxiliar na sua escovação dentária, e outras necessidades que vocè tenha em relação à saúde bucal. Entre em contato aqui pelo nosso Whatsapp.