Dúvidas frequentes sobre o implante dentário
13 de dezembro de 2018 O implante dentário é uma estrutura de titânio que é ancorada, cirurgicamente, ao osso abaixo da gengiva a fim de substituir as raízes dentárias. Após o término dos implantes, o dentista pode montar os dentes, que serão fixados na estrutura.
Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse procedimento, e, por isso, vamos esclarecê-las:
Quais as vantagens do implante dentário?
O implante possui uma série de benefícios, e é um tratamento duradouro, seguro e que afeta diretamente o bem-estar de quem o utiliza. Dentre as suas principais vantagens, estão:
- Os dentes colocados sobre o implante não se diferem dos naturais, e não perdem em aparência e em função;
- O implante forma uma base dentária sólida e estável;
- Permite uma alimentação melhor;
- Garante firmeza e confiança ao falar e ao comer;
- Não machuca a gengiva, eliminando a aparição de aftas e lesões, comuns em quem usa dentaduras.
Existe alguma contraindicação?
No geral, para colocar um implante é necessário um bom estado de saúde. Em caso de pressão alta, diabetes ou alguma doença crônica, é essencial o acompanhamento médico e o uso regular de sua medicação. Também, em alguns casos é necessário que o dentista entre em contato com o médico especialista para estudarem a melhor forma para o tratamento.
Além disso, crianças e adolescentes que não tenham encerrado seu ciclo ósseo não podem realizar implantes, visto que este é uma estrutura fixa e não vai acompanhar o crescimento da face.
Quanto tempo é necessário para a realização?
O tempo de tratamento varia, podendo durar 72h ou, nos casos menos comuns, até 4 meses, dependendo da situação de cada paciente e do tipo de implante a ser colocado.
A colocação do implante dentário dói?
Devido a anestesia local, o implante dentário não causa nenhuma dor ao paciente. Contudo, nos dias de pós-operatório é comum que a pessoa sinta algum incômodo, que pode ser facilmente controlado com analgésicos e anti-inflamatórios.
É possível mastigar da mesma forma que com os dentes naturais?
Sim. Porém, somente após o período de adaptação.
É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?
Para poder colocar o implantes e os dentes no mesmo dia, o paciente precisa ter quantidade e qualidade óssea suficiente. Além disso, tudo vai depender do número de implantes e de quantos dentes serão implantados. Portanto, não são todos que podem realizar o implante imediato.
Normalmente, o paciente espera 2 ou 3 meses para colocar os dentes na região inferior, e 4 ou 6 meses na superior. Contudo, o dentista coloca dentes provisórios para que o paciente não fique sem eles durante o tempo de espera.
É possível que o implante rejeite?
Existem diversos estudo que comprovam o sucesso dos implantes dentários. Porém, existe uma taxa de 2 ou 3% de procedimentos que não funcionam. Nesses casos, a perda ocorre logo após a realização, e um novo implante pode ser facilmente alocado.
A colocação de implantes pode ser uma excelente solução para quem precisa. Porém, deve ser feita por um dentista qualificado e experiente. Na nossa clínica, contamos com profissionais eficientes e gabaritados no assunto, prontos para oferecer a você um tratamento de qualidade. Entre em contato e conheça a nossa equipe.