Mordida cruzada: seus malefícios e como resolver o problema
10 de novembro de 2020 A mordida cruzada é um problema relativamente comum. Consiste no desencontro entre os dentes da arcada dentária superior e inferior, causando um “desencaixe”. Em muitos casos ela é bem perceptível, principalmente quando os dentes de baixo sobrepõem os dentes de cima, o que muitas vezes deixa o queixo projetado para frente. No entanto, pode acontecer do problema passar despercebido, pois ele pode ser mascarado por dentes aparentemente alinhados, mas que se deslocam de maneira incorreta durante a mastigação. Entenda mais sobre esse problema com o nosso ortodontista, Dr. Raphael Santini.
Consequências da mordida cruzada
“Na infância, a mordida cruzada pode atrapalhar o crescimento dos ossos da face, isso pode impactar no desenvolvimento fonoaudiólogo, mastigação e respiração da criança. Na vida adulta, o desalinhamento pode trazer outros problemas como fratura e perda de dentes, problemas gengivais e comprometimento das articulações da mastigação”. Alerta Dr. Raphael Santini.

Tratamento
Sobre o tratamento, é possível utilizar aparelhos que estimulem a oclusão correta dos maxilares, para que se obtenha um encaixe perfeito da mordida. O objetivo é estimular a mastigação correta, remodelar as estruturas ósseas, musculares e articulares da boca.
Hoje contamos com a tecnologia dos alinhadores transparentes Invisalign, que conseguem executar um tratamento ortodôntico focado em cada uma das necessidades dos nossos pacientes, sendo possível tratar qualquer caso, independente da sua complexidade.

A grande vantagem é que você pode utilizar os alinhadores no seu dia a dia sem mesmo parecer que você está usando aparelho, seu tratamento é mais rápido e os resultados são mais previsíveis.
Os alinhadores podem ser utilizados em qualquer idade, porém, quanto mais cedo iniciado o tratamento, melhor será a formação dos ossos da face e os resultados do tratamento.

Por fim, o dentista ressalta que o ideal é que a mordida cruzada seja diagnosticada ainda na infância. “Assim, fica mais simples de corrigir o desalinhamento e evitar problemas futuros. Portanto, como ela pode passar despercebida em alguns casos, é fundamental que os pais levem a criança ao dentista regularmente, mesmo que o pequeno não esteja com nenhum problema aparente”, finaliza.
O Dr. Raphael Santini é especialista em Ortodontia, conquistou o título de Invisalign Doctor Platinum Elite, por ser um dos dentistas que mais trata casos Invisalign no Paraná. Nossa equipe é extremamente engajada para tirar suas dúvidas e resolver seus problemas, vamos conquistar a sua melhor versão! Contate-nos através do nosso Whatsapp.
