O que causa o mau hálito e como preveni-lo?
02 de abril de 2020 É comum que tenhamos halitose em determinados momentos do dia, como logo quando acordamos, quando estamos com fome ou quando comemos algum tempero com sabor e cheiro característico, como o alho e a cebola. Porém, o mau hálito crônico pode ter causas que precisam ser esclarecidas. Não adianta necessariamente ter um enxaguante bucal sempre a vista, pois ele apenas mascara o problema, em muitas circunstâncias. Então, o que é a halitose, e como você e sua família podem lidar com ela? Acompanhe.
Afinal, qual a causa do mau hálito?
Alguns dos principais motivos são:
Partículas de alimentos: os alimentos devem ser removidos da boca após as refeições através da escovação. Alguns alimentos como temperos, têm cheiro mais forte e podem deixar um hálito mais característico, mas esse problema pode ser facilmente resolvido com a escovação dos dentes, da língua e fio dental . Lembre-se que esses três devem ser feitos a cada escovação.
Boca seca: hábitos como fumar e respirar pela boca, assim como alguns medicamentos, podem contribuir para boca seca. A redução do fluxo salivar pode fazer com que as bactérias permaneçam na língua, o que pode levar ao mau hálito.
Problemas dentais: a halitose quando relacionada aos dentes, é proveniente de doença periodontal e cárie nos dentes. Os problemas dentais podem fazer com que bactérias se infiltrem nas lesões de cárie ou bolsas periodontais causadas pela doença periodontal. Alguns métodos, como bochechos e alimentos podem mascarar o problema, mas ele continuará se a causa não for investigada pelo dentista.
Condições médicas: alguns vírus e doenças também podem causar halitose. Crianças com hálito desagradável podem estar com resfriado ou sinusite, por exemplo. A Associação Dental Americana explica que o mau hálito também pode ser um sinal para algumas doenças no fígado e no rim, assim como pacientes que passam por quimioterapia podem ter um hálito característico.
Como tratar o mau hálito?
Lembre-se que na maioria dos casos a halitose pode ser tratada com a escovação e fio dental, não confie apenas em enxaguante bucal para solucionar o problema. Se o mau hálito continuar, se apresentando como um problema crônico, procure um dentista para que um diagnóstico completo seja feito.
Trabalhamos há mais de 12 anos promovendo saúde, nossa equipe é extremamente capacitada para atender a todas as suas necessidades, agende uma consulta através do Whatsapp da clínica para conhecer nossos profissionais.