Sorriso gengival: como resolver sem cirurgia
19 de junho de 2019 O sorriso gengival pode incomodar algumas pessoas, e para corrigi-lo existe uma opção que vem ganhando espaço na odontologia: o tratamento com toxina botulínica. A técnica é indolor, e a recuperação rápida. Mas antes de explicar o tratamento é preciso entender o que é o sorriso gengival.
O que é o sorriso gengival?
O sorriso gengival é caracterizado pela exposição exagerada da gengiva quando a pessoa sorri. Ao propósito, esse é um fator que pode inquietar quem possui essa característica, que é comumente encontrada em aproximadamente 10% da população entre 20 e 30 anos, principalmente no sexo feminino. Dessa forma, a alteração pode ser causada por vários fatores, e os mais comuns são a periodontite, problemas musculares ou crescimento excessivo do maxilar.
Solução para o sorriso gengival
Primeiramente, se você possui sorriso gengival e quer corrigir, deve fazer uma avaliação com o dentista. Após isso, uma das técnicas indicadas em casos de sorriso gengival é a aplicação de toxina botulínica. Dessa forma, sem cirurgia, é uma alternativa bastante eficaz, diminuindo a quantidade de gengiva que fica exposta quando a pessoa sorri. A toxina botulínica age inibindo a contração muscular dos lábios, fazendo com que ele não suba tanto ao sorri.
Essa é uma técnica com rápida recuperação, não interferindo assim na rotina do paciente. Logo após a aplicação a pessoa já pode voltar a seus afazeres diários. A única recomendação é que não sejam feitos exercícios físicos num período de 24h após o procedimento.
O que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma substância utilizada na estética para amenizar rugas e linhas de expressão. Assim, quando é injetada, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração muscular. Cada vez mais o botox vem sendo usado para outros tratamentos estéticos, como é o caso do sorriso gengival.
Como o botox funciona nesse caso?
A aplicação do botox é feita no músculo que traciona o lábio superior quando a pessoa sorri. Sua função é “travar” o lábio, não deixando a gengiva à mostra. Sendo assim, A aplicação é rápida e quase indolor, feita no consultório odontológico com anestesia local. Dessa forma, após aproximadamente 15 dias, o resultado final já aparece. Porém, 48h depois da aplicação já é possível notar diferença no sorriso.
Qual a duração do botox para o sorriso gengival?
Em média, os resultados duram de 4 a 6 meses, e a aplicação pode ser feita novamente após esse período. Portanto, recomenda-se o procedimento a cada 4 meses no primeiro ano, e após esse tempo, a cada 6 meses.
Vantagens do botox como tratamento para sorriso gengival:
- Tratamento não invasivo
- Recuperação rápida
- Quase indolor
- Resultados rápidos
- Custo acessível
- Procedimento reversível
Quer saber mais? Faça uma avaliação conosco! A equipe da Santini Odontologia está pronta para te atender. Entre em contato pelo nosso Whatsapp.