Tenho sensibilidade dentária: como resolver?
16 de julho de 2020 Muitas pessoas procuram a clínica relatando sensibilidade dentária dizendo que têm dificuldade para comer coisas geladas, como sorvete, e em alguns casos até mesmo o vento gelado pode causar desconforto. A sensibilidade provém de uma exposição da dentina, que é a parte que reveste o nervo do dente, devido ao desgaste do esmalte ou a retração da gengiva, esse problema se torna presente. O mais comum é que a sensibilidade ao frio se cesse em alguns instantes, se ela persistir, o ideal é procurar um dentista para avaliação clínica.
Por que tenho sensibilidade?
Somente com uma avaliação odontológica é possível traçar um diagnóstico. Dessa forma, será possível determinar qual a causa da sua sensibilidade, pois ela pode provir de cáries, doenças gengivais, e em outros casos ela pode ser consequência de uma escovação incorreta, que provoca o desgaste no esmalte dos dentes ou retração na gengiva, expondo a dentina.
Como posso resolver meu problema?
Se a causa da sua sensibilidade for provinda de cáries ou doenças gengivais, iremos resolver o problema com o tratamento no consultório. O tratamento pode ser feito por meio de restauração do dente cariado ou manutenção da saúde da gengiva com uma limpeza profilática. Assim como, alguns tipos de substâncias podem ser aplicados para controlar o quadr oda sensibilidade.
Posso evitar a sensibilidade?
A sensibilidade pode ser evitada. Certos cuidados devem ser seguidos, como: escovação correta (movimentos sutis e circulares), uma escova de dentes macia, o uso de cremes dentais específicos para a sensibilidade recomendados pelo dentista também são inclusos.
Para a sua segurança
Não entre em fórmulas e receitas “mágicas” para o seu tratamento. Qualquer tratamento exige avaliação clínica detalhada do especialista, para que se possa atingir os melhores resultados sem qualquer tipo de efeito indesejado.
Para um diagnóstico adequado, procure uma equipe com profissionais de excelência, preocupados com a sua saúde e bem-estar. Se tiver dúvidas ou quiser marcar uma consulta, contate-nos através do nosso Whatsapp.