Toxina Botulínica: conheça suas funções estéticas e terapêuticas
12 de março de 2019 A toxina botulínica, também chamada de botox, é conhecida por oferecer tratamento estético para rugas e linhas de expressão. Entretanto, o que poucos sabem é que essa toxina também é utilizada para tratamento terapêutico em diversas áreas da odontologia, resolvendo disfunções como bruxismo, assimetria labial, excesso de exposição do sorriso gengival, entre outras.
Entenda como a toxina funciona, e em quais casos, estéticos e terapêuticos, ela pode ser aplicada:
Como a toxina botulínica age?
O botox é usado para desacelerar a ação dos músculos na região facial. Assim que aplicado, ele se liga às terminações dos nervos e bloqueia a transmissão de estímulos para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio dura de quatro a seis meses, variando para cada pessoa. Ou seja, não é um procedimento permanente, podendo ser reaplicado.
Procedimentos feitos com a toxina botulínica
A toxina botulínica pode ser utilizada tanto para fins estéticos como funcionais. Ambos partem do nosso sorriso e da harmonização facial.
Estéticos
A aplicação de botox mais conhecida é para a redução de rugas e linhas de expressão, promovendo o rejuvenescimento facial. Pois, a medida que envelhecemos, marcas de expressão e rugas surgem na pele. Além da idade, outros fatores como a má alimentação, exposição solar inadequada e tabagismo contribuem com o aparecimento desses sinais.
Também, o botox pode auxiliar de maneira preventiva impedindo que as rugas se formem, ou de maneira reparatória, amenizando as rugas aparentes. Todas as as rugas e linhas de expressão faciais podem ser amenizadas com a toxina botulínica. Entre elas, podemos destacar as que estão entre as sobrancelhas, na testa, ao redor da boca (bigode chinês), ao redor dos olhos (pés de galinha), entre outras.
Bruxismo e apertamento dental
Uma solução para quem apresenta bruxismo é a aplicação da toxina diretamente no músculo masseter, um dos músculos do aparelho mastigatório. Com ela, o músculo diminui a força para o ato de ranger ou apertar os dentes, até mesmo quando a pessoa está dormindo. Além disso, o relaxamento causado pela aplicação pode ajudar a diminuir a dor facial ocasionada pelo bruxismo.
Correção do sorriso gengival
A exposição gengival pode incomodar muitas pessoas na hora de sorrir. Por isso, é possível utilizar o botox para reduzir esse excesso aparente da gengiva. A toxina é injetada na área do músculo que levanta o lábio superior, diminuindo sua atividade e, assim, impedindo que o lábio suba demais. O tratamento não interfere na mastigação ou na fala.
Assimetria labial ou correção de sorriso torto
Todas as pessoas têm assimetria labial, ou seja, os lábios diferentes em cada lado do rosto. Porém, algumas pessoas possuem assimetria labial mais acentuada, apresentando como característica o sorriso torto. Isso acontece quando há mais força de um músculo de um lado do rosto em relação ao outro, e pode ser corrigido com uma simples aplicação de botox, paralisando ou diminuindo a intensidade de força desse músculo. Com o sorriso no lugar certo, a harmonização oro facial aumenta, realçando a sua beleza.
Ficou interessado ou tem alguma dúvida sobre as funcionalidades da toxina botulínica? Entre em contato conosco e agende um horário, esperamos você!